Francês toma banho?

A primeira vez que vim morar na França foi em 1998, logo após aquela fatídica Copa do Mundo, em que Brasil perdeu de 3 x 0 para …a França!

Na minha lembrança isso parece que foi ainda ontem, porém, tecnologicamente tenho a impressão de ter vivido em outra era. Eu não tinha celular, nem computador, muito menos email. Morei no interior da França durante 1 ano e toda a minha comunicação com o Brasil neste período foi à base de cartas. Ainda tenho todas elas guardadas em algum lugar, talvez daqui uns 50 anos eu mostre isso aos meus futuros netos como prova de que existia vida antes da internet 🙂

Nesta época o nosso conhecimento sobre outros países, culturas e afins era baseado naquilo que aprendíamos na escola, com os pais, os amigos, na tv e na coleção da Barsa! Ao menos, lá no interior de São Paulo, era assim. Então, quando estava me preparando para vir morar na França, a minha higiene pessoal passou a ser tema de debate no almoço do domingo : você vai poder tomar banho todos os dias ???

Relembrando este capítulo da minha vida, me parece um tanto absurdo imaginar que há alguns anos atrás, a minha mente ainda era povoada por estereótipos deste tipo. O banho dos franceses era apenas um deles. Quando abordei o sujeito com amigos franceses, muitos ficaram surpresos em saber da fama de “sujinhos”. Depois, conversando com outras pessoas, descobri que até mais ou menos as décadas de 50 e 60, muitos apartamentos em Paris não possuíam banheiro (salle de bains) e assim as pessoas que desejavam tomar um banho deveriam ir até os banheiros públicos, les salles de bains communes.

Pesquisando sobre o assunto, encontrei alguns dados interessantes que talvez expliquem, em partes, de onde vem a tal “lenda” que francês não toma banho:

– de acordo com Le Centre de l’Information sur l’eau, cerca de 25% das habitações francesas não possuíam banheiro em 1978. Você pode ler  aqui

– segundo uma sondagem de 2012, 20% dos franceses não tomam banho todos os dias. Reportagem completa aqui

E para ficar bem claro, os franceses (ao menos os que eu conheço) tomam sim banho com frequência!

E para descontrair e rir um pouco, segue uma animação super legal sobre os famosos clichês franceses :

 

Deixe um comentário

Arquivado em atualidades, Cultura, textos A1 A2

Deixe um comentário